Domingo, 01 de Abril de 2012
 
 
 
A Bicicleta, além de ser um meio de transporte não poluente, também é lazer e desporto. Porém nossas cidades ainda não estão preparadas com vias exclusivas e apropriadas para essa prática. Por isso vamos compartilhar as vias públicas respeitando a distância prevista na lei de um metro e meio ao passar por um ou mais ciclistas.
Com bom senso e respeito, todos saem a ganhar.
De qualquer maneira contamos com a opinião do nosso comentador jurídico o Sr. Pedro Ribeiro para nos esclarecer se esta lei realmente existe e se faz sentido. Contamos com o teu comentário!
 
 
 
 
Fonte: Facebook (Be Strong)

 

 

É óbvio que todos saímos a ganhar com mais bicicletas na estrada, não só porque faz bem à saúde mas porque é um meio de transporte não poluente, e isso faz toda a diferença para um futuro melhor.

É evidente que as cidades deviam e devem estar preparadas para ciclistas, tal como estão preparadas para automóveis e para peões, embora bem saiba que em certas cidades é difícil, mas com o esforço e dedicação de todos tudo se consegue. No entanto, enquanto não existem mais pistas obrigatórias para velocípedes devemos todos respeitar estes utentes quando circulam na via. Quero com isto dizer que os velocípedes tendo em conta as suas características são utentes que requerem da parte dos condutores de automóveis especiais cuidados. Deve então o condutor estar especialmente atento e prever todos os movimentos de um ciclista, nomeadamente, deixar pelos menos 1 metro de distância lateral na ultrapassagem ou cruzamento. De facto, quanto maior a distância melhor e não se esqueçam que ao fazer a ultrapassagem devem sinalizar a manobra e com a devida antecedência, nomeadamente o “pisca”.

Conforme previsto no artigo 18º do Código da Estrada ”Distância entre veículos” : “O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto”

Obviamente que isto não invalida os cuidados que os ciclistas têm de ter aquando da sua circulação na via pública - devem, também, respeitar os outros utentes bem como a si próprios e também conhecer o código da estrada, claro está!

 

Espero que tenha ajudado.

 

Se acharem que esta opinião não está correcta por favor deixem a vossa.

 

Obrigado

 

Pedro Ribeiro

publicado por onossoblog2 às 20:26

De Henrique a 4 de Abril de 2012 às 10:09
Isto sim é um comentário de um profissional... Obrigado Pedro pelo esclarecimento!

De Ana Lúcia Ribeiro a 4 de Abril de 2012 às 16:06
Muito bem!


O Blog No Face
GOSTAS?
Últ. comentários
AUTOJAMOR:Um dia parti a correia do alternador em ...
A propósito, gostaria de saber se alguém sabe se é...
A propósito, gostaria de saber se alguém sabe se é...
Gostei muito do comentário. Actuou bem. A cobrança...
Achei o blog e gostaria de apresentar uma situação...
Boas pessoal, recentemente um amigo recomendou-me ...
Olá Sr. / SraÉ com profunda gratidão que eu quero ...
Sandro Milton eu era muito tua fam porque quando. ...
http://TuningPortugal.comPeças e Acessórios Tuning...
http://TuningPortugal.comPeças e Acessórios Tuning...
links
as nossas fotos
Abril 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

16
18
21

23
24
26
28



pesquisar
 
Visitas
free web counter
Amigos online hoje
info tráfico
AMIGOS