Sábado, 17 de Dezembro de 2011

Pois é...mais umas alterações ao Código da Estrada a chegar. Ora bem, vai ser proibida a utilização de auricular e kit mãos livres??? Ou seja nada de telemóvel??? Isto dá vontade de rir. O facto é que qualquer distracção é nociva para a condução em segurança. Ou seja, falar ao telemóvel seja com auricular ou não prejudica a condução segura. Que disto ninguém tenha dúvidas, mas caros senhores ILUMINADOS, não se podem esquecer que também têm de proibir o acesso a outros passageiros ao veiculo que não o condutor, como é obvio, porque se existe distracção a falar ao telemóvel mesmo com auricular então também existe quando se conversa ou se discute com o vizinho do lado que por sinal está dentro do veiculo. Será que não seria mais eficaz uma fiscalização mais apertada aos infractores e aumentar de contra ordenação grave para muito grave? Todos os dias vejo dezenas de automobilistas ao telemóvel. Se já é proibido e dá inibição de conduzir porque é que as pessoas continuam ao telemóvel como se nada fosse?? Talvez as coisas NÃO FUNCIONEM. Por isso, senhores ILUMINADOS as medidas a tomar não são essas. Isso são medidas para meninos, porque proibir o uso de auricular é a mesma coisa que proibir o uso de telemóvel, e as pessoas continuam ao telemóvel. Mais uma vez senhores ILUMINADOS por lâmpadas dos chineses a solução é apertar com a fiscalização, "endurecer" as coimas e optimizar o sistema de contra ordenações. Para além disso as soluções para diminuir a sinistralidade rodoviária passam sobretudo pelo ensino da condução. O presidente do ACP disse, e bem, que hoje em dia as pessoas vão para a escola de condução para tirar a carta e não aprender a conduzir. De facto, o ensino continua a ser fraco e o sistema de ensino aspas aspas. Os exames aos futuros condutores são uma vergonha.

 

 

 

Ainda há poucos anos no meu exame de condução pediram-me para dar 2 voltas ao quarteirão, fazer um estacionamento e uma inversão de marcha, mas que raio de exame é este??????????????? Pois bem, meus caros senhores, chegou a hora de aprenderem alguma coisa de útil. Em primeiro lugar tem que se apostar forte e feio na educação rodoviária logo na pré primária ou 1ºciclo. Em segundo, como o exemplo deve vir de cima, não se pode criar cursos para instrutores de condução e deixar esses mesmo futuros instrutores MESES à espera de um exame...é uma vergonha, isto não é qualidade de ensino. Em terceiro lugar os alunos têm de ir à escola de condução aprender a conduzir e não ter aulas para ter a carta. Hoje em dia, ao que me parece, as aulas estão focadas para o aluno passar no exame e não para aprender a conduzir. Tem de existir mais profissionalismo por parte de todos neste ramo. Dou-vos um exemplo, existem escolas com simuladores de condução, colocando o instruendo numa situação de circulação com nevoeiro, pede-se e ensina-se ao aluno que ligue as luzes de cruzamento, certo? Então e as luzes de nevoeiro????? Não se pede porque o sistema não pede ou porque o botão não funciona???? Então não é mais importante criar essa regra e esse automatismo no futuro condutor??!! Repara lá o instruendo que está nas primeiras aulas que acendeu no painel a luz que indica que ligou as luzes de cruzamento...não reparou como também não iria reparar que o sistema não pediu que ligasse as luzes de nevoeiro ou que o botão estava avariado, carregava e pronto. Certamente que o aluno iria absorver a informação  e perceber que em caso de nevoeiro ou de condições meteorológicas adversas teria que ligar o botãozinho das luzes de nevoeiro. Em quarto lugar, exames rigorosos e que realmente ponham à prova o instruendo. 

 

 

 

Estacionamentos??? Isso pouco interessa num exame...a estacionar aprende-se com a prática ... o que interessa é se o futuro condutor sabe conduzir em segurança, respeitando os outros e respeitando o código da estrada e perceber se respeita o veiculo e o que é importante. Por isso as medidas para diminuir a sinistralidade passam por aqui certamente e passam também pela competência e profissionalismo das forças de segurança. Conto-vos um episódio visto na primeira pessoa no mesmo dia que ouvi esta noticia. Estava eu na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro (Sete Rios) a descer no sentido Praça de Espanha - Sete Rios, sendo que a faixa onde me encontro tem 2 vias de trânsito no mesmo sentido, no final da avenida a via de trânsito da esquerda termina com umas raias e onde o condutor é obrigado a mudar de via para a direita. Pois são às centenas por dia que passam sobre essas mesmas raias sem o mínimo respeito pelo código ou pelos outros condutores. Ontem deparei-me com 2 veículos a circular em cima dessas mesmas raias enquanto um veiculo da PSP se encontrava ao lado, na via da direita. Acham que a PSP fez o que quer que seja ou que os condutores prevaricadores sentiram algum problema em transgredir e em desrespeitar os outros condutores mesmo com um veículo da PSP ao seu lado????? NADA, rigorosamente NADA!! Isto sim, senhores ILUMINADOS tem de mudar e já. Se o básico não é respeitado, então não existe nenhuma medida que faça "cair" a sinistralidade nas estradas.

Claro está que isto é apenas a minha opinião

 

Com os melhores cumprimentos

 

PR 

 

 

publicado por onossoblog2 às 10:17

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Últ. comentários
Oração de São Cipriano para trazer amor de volta
Ora aí está uma grande verdade. E durante as tenta...
AUTOJAMOR:Um dia parti a correia do alternador em ...
A propósito, gostaria de saber se alguém sabe se é...
A propósito, gostaria de saber se alguém sabe se é...
Gostei muito do comentário. Actuou bem. A cobrança...
Achei o blog e gostaria de apresentar uma situação...
Boas pessoal, recentemente um amigo recomendou-me ...
Olá Sr. / SraÉ com profunda gratidão que eu quero ...
Sandro Milton eu era muito tua fam porque quando. ...
links
as nossas fotos
Dezembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14

23
24

25
29
30
31


pesquisar