Terça-feira, 19 de Abril de 2011

 

 

 

 

Bem...ao que parece o novo código da estrada não fala sobre o uso de calçado apropriado para o exercício da condução. Penso que seria então no antigo código da estrada, o que excluía o pé descalço para pisar a tábua, mas que era omisso em relação aos chinelos por ex.

 

O novo código da estrada vem, então, basicamente apelar ao bom senso do condutor permitindo, assim, conduzir em tronco nu, e até descalço.

 

 

 

Um "Não" peremptório é a resposta da Brigada de Trânsito à pergunta: «É proibido conduzir de chinelos, descalço ou em tronco nu?». Não há qualquer artigo no Código da Estrada que determine o que o condutor pode vestir ou calçar quando conduz. E se não é proibido, não há multas.

 

Apesar de a questão ser aparentemente clara, muitos portugueses estão convencidos que, quando vêm da praia, têm de vestir a t-shirt ou calçar os ténis para não serem autuados. «É verdade que há essa ideia criada. Mas na realidade não passa de um mito. Não há nada na lei que o proíba», explica aoPortugalDiário o major Lourenço da Silva, porta-voz da Brigada de Trânsito, da GNR.

Então de onde vem a ideia de proibição? O responsável responde: «É provável que o código de 1954, que vigorou durante 30 anos, tivesse alguma referência, mas actualmente não há nada que aponte nesse sentido», explicou.

O único artigo no Código da Estrada, mais abrangente, e que poderia, «no limite», ser aplicado por um agente mal disposto é o nº 2 do artigo 3º que diz: «As pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias».

«Mesmo assim é difícil comprovar que os chinelos comprometam a segurança. O que dizer então dos saltos de agulha?», lembra o responsável.

A condução em trajes menos próprios também preocupa alguns condutores. Mas mais uma vez a legislação nada diz sobre o tema. No entanto, uma mulher ao volante em tronco nu poderá configurar crime se, por exemplo, provocar um acidente. Aí, o juiz pode considerar que se tratou de um acto exibicionista e mandar a condutora calorenta pagar uma multa ou mesmo cumprir pena de prisão durante um ano.

 

Aritgo 3º

LIBERDADE DE TRÂNSITO

2 - A s   p e s s o a s   d e v e m   a b s t e r - s e   d e   a c t o s   q u e   i m p e ç a m   o u
embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a
comodidade dos utentes das vias.

 

Sendo assim, neste verão toca a calçar o chinelo e naqueles dias de calor abrasador em vez de poluires o ambiente com o Ar condicionado podes sempre ir em tronco nu (se fores homem claro). No entanto, se achares que a condução com os chinelos não te parece muito confortável e pode até potenciar algum perigo, mais vale não arriscares.

 

Aquele abraço

publicado por onossoblog2 às 17:59

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Últ. comentários
Oração de São Cipriano para trazer amor de volta
Ora aí está uma grande verdade. E durante as tenta...
AUTOJAMOR:Um dia parti a correia do alternador em ...
A propósito, gostaria de saber se alguém sabe se é...
A propósito, gostaria de saber se alguém sabe se é...
Gostei muito do comentário. Actuou bem. A cobrança...
Achei o blog e gostaria de apresentar uma situação...
Boas pessoal, recentemente um amigo recomendou-me ...
Olá Sr. / SraÉ com profunda gratidão que eu quero ...
Sandro Milton eu era muito tua fam porque quando. ...
links
as nossas fotos
Abril 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

16

17
21
22
23

24
26
29


pesquisar